TEMPEROS DA ALMA

Segundo Sartre, o poeta sente as palavras ou frases como coisas e não como sinais, a sua obra como um fim e não como meio, mas como uma arma em combate. Nietzsche , buscou na arte uma aprendizagem para Filosofia, mais ainda: uma experiência de vida em plenitude. Assim, por acreditar que há uma cumplicidade entre Arte e Filosofia que ambas são janelas através das quais podemos vislumbrar outras possibilidades para o pensar, analisar, comparar, conceituar e provocar mudança de atitude diante do que a vida tem de diferente .Além disso a Filosofia e a Arte provocam uma ação de desnudamento da ética e estética acordando palavras adormecidas, desencantando , encantando outras tantas palavras ditas e mal ditas. Mergulhada sobre a égide da minha própria existência como uma obra de arte em construção, da capacidade de ver no outro um outro de mim mesma e como alguém que usa da mística de encantar tornando mágico o existir lançando de outros olhares para Filosofar; compreender e viver melhor ! bem, essas foram as razões que me impulsionaram a criar esse espaço. Entre!! aqui é a nossa ágora. Traga o teu tempero: sal, alho, cravo,canela, cominho, mel, limão, gengibre ,colorau, cebola , camomila, gengibre, flores, cores, sabores , perfumes para Filosofar, Poetizar...Explicar o inexplicável, no explicável se perder para se achar,há em todos a loucura de cada um Ah! Vejo flores em você! Flor do Cerrado

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

CoReS E SaBoRES: O InSTanTe

ViVo Tão IntEnsAmEnTe o Dia dE hOje que Penso : DevO cHEgar AtRasAdA pArA o Dia De AmaNhÃ!!!

Ao saBor do TEMPO, TEMPO, TEMPO....

Veja só essa experiência sobre o tempo "para ganhar tempo, ande em círculos", bem como se fosse possivel, né? se fosse possível voltarmos á percepção temporal dos antigos gregos ou hinduistas, provávelmente não estariámos  preocupados com o passar das horas. O tempo, em muitas culturas  não tem sentido linear. Imagina e ao imaginar um tempo andando em circulos e repetindos-se regularmente, temos que excluir a ideia da morte, já que não há exatamente um começo nem um fim para o Universo ao mesmo tempo. Então, a existência humana não seria uma cadeia inexoravel de acontecimentos encadeados um no outro e necessariamente conduzindo a um final, assim como não houve um começo.
Já pensou sobre isso? Bergson um filósofo francês do século passado, concebeu o tempo como contínuo acumular-se de todo o passado no presente, e, além disso, o permanente surgimento de novidade no mundo. Assim como uma bola de neve que desce a montanha, o universo está sempre crescendo no tempo, está em permanente criação e evolução, e nós também. Sentir esta autocriação incessante em nossas vidas resultaria em um sentimento de alegria.
Lembrar que: Nosso tempo. Nossa vida!! o comportamento humano, toda nossa mentalidade e filosfia de vida são, como vemos, influenciadas diretamente pela concepção que temos do que seja o tempo e de quanto dele temos para viver. Espantoso? Emocionante? sem dúvida, portanto ponha-se logo a pensar nisso...sem perda de tempo e cante em alto e bom tempo: NADA DO QUE FOI SERÁ DE UM JEITO QUE JÁ FOI UM DIA...TUDO PASSA E TUDO SEMPRE PASSARÁ...

domingo, 29 de janeiro de 2012

As MaRgAsViDas: EssEncia Da viDa


                          DeScobRi a BeLeza De Cada Estação  mergulhando na primavera da razão,
                          sem querer passei compreender melhor as coisas vindas da profundezas do coração. Experimente!

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Se ToDo DocE aSSim FoSSe: SoNhOs

FLorEScer, FLoResCeNdO...

Entre! Ah! Um aviso: só entre se o teu coração vibrar!!
Entre linha e olhares respiro filosofia e poesia, sou feita de céu
Felicidade aqui corre sem parar...
Sou irmã do sol, da lua, das estrelas, das flores, árvores, rio, mar, da chuva...
 Um dia roubei as asas de uma borboleta,
Então, descobri que liberdade tem nome!!
Descobri que os meus olhos tem sede do horizonte...
Deitei nas nuvens e a paz encarnou em mim...
Por isso sou insuportavelmente feliz...     
Tudo que me interessa guardo aqui!
Guardo a delicia das coisas simples e prazerosas,
Guardo a delicadeza e sutilezas da vida,
Ah!! As janelas estão abertas, entre!! E venha florescer comigo!!


terça-feira, 24 de janeiro de 2012

ManJaR Dos DeuSes: LiBErDaDe


oii!! acenda as luzes todas!. Perca a razão! vem, me procura e encaixa no escuro do meu coração, coisas de Cazuza.

LUz e CoR: PoeSiA dO SOrriSos




Todas as coisas referentes ao Ser Humano me interessam  sempre será para mim objeto para filosofar, é por esse e tantos outros motivos que me encanto pelas fotografias de Pierre Verger, pelo o teu olhar que transcede a câmera. Trago como sugestão esse livro com uma pequena sinopse do que se pode encontrar através dos olhos  de Pierre Verger com luz e cor  na obra intitulada Sorrisos.

Pierre Verger tinha um jeito muito próprio de viver, com extrema simplicidade e despojamento total de bens materiais, o que lhe conferia um olhar diferente e afetuoso sobre o ser humano. Foi esta visão da vida que lhe possibilitou registrar a poesia do sorriso. Nas fotos deste livro estão registrados os lindos momentos de felicidade que Verger captou de pessoas na Oceania, Ásia, África e nas Américas. O livro Sorrisos de Pierre Verger além das belas imagens do fotógrafo é permeado de frases e poemas para a reflexão sobre o sorriso, como disse Charles Chaplin “Um dia sem rir é um dia desperdiçado”.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A Dor e a Delícia de Ser o Que é



                                             Diante das coisas grandes e pequenas não nade... flutue...

Ao sAboR do VentO: A insustentável leveza do Ser


Da insustentável leveza do ser de Milan Kundera, há de ruminar, regurgitar: Quanto pesa o vento?
quanto vale o tempo? quanto vale o pensamento? quanto vale a existência e a essência ?

domingo, 15 de janeiro de 2012

TeMpERoS Da ExiStEnCiA : SER


Não, não ofereço perigo algum:
Sou quieta
como folha de outono
esquecida
entre as páginas de um livro,
sou definida e clara
como o jarro com a bacia de ágata
no canto do quarto -
se tomada com cuidado,
verto água límpida
sobre as mãos
para que se possa
refrescar o rosto mas,
se tocada por dedos bruscos
num segundo
me estilhaço em cacos,
me esfarelo em poeira dourada.

(Caio Fernando Abreu)

GoStO do BoM GoSto: FiLoSoFiA e PoeSiA







Eu, hem ! não tenho só filosofia, tenho sentidos e nasço todos os dias para a novidades do mundo, me espanto, encanto e transbordo...  Rosinha Flô -

FlorEScEr Da ALma: MúSiCa

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

ALhos e BugAlhOs: tEmpErAnçA dA VidA


 Osho em A Cup of Tea
Em 1970 perguntaram a Osho pelos seus dez mandamentos.
Esta foi sua resposta:


Você pergunta pelos meus dez mandamentos. Isso é muito difícil, porque eu sou contra qualquer tipo de mandamento. Todavia, só pela brincadeira, eu estabeleço o que se segue:

1 - Não obedeça a ordens, exceto àquelas que venham de dentro.

2 - O único Deus é a própria vida.

3 - A verdade está dentro, não a procure em nenhum outro lugar.

4 - O amor é a oração.

5 - O vazio é a porta para a verdade, é o meio, o fim e a realização.

6 - A vida é aqui e agora.

7 - Viva completamente acordado.

8 - Não nade, flutue.

9 - Morra a cada momento para que você possa se renovar a cada momento.

10 - Pare de buscar. O que é, é: pare e veja.

CheiRo de SeR: AmizAdE

 

A gente tem segredos : Quardo segredos que te quero, espero!!! mas, conte só os teus pra mim, faça de mim o teu segredo, brinquedo sem medo, pois seremos amigos até o fim..

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Cores e Sabores: SonhOs


Hei!!!  É chegada a hora do chá das cinco, que tal?  Entre!  Dai-me os teus sonhos para que eu possa tecer os meus.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

AroMa do DeSejo: BeM QuErEr


                                                                  Entre linhas e olhares

O bom da vida é que ela oferece todos os dias amores diferente. Sendo que cada amor é tanto, é muito... é maior... que o melhor mesmo  é começar o dia amando mais você.   Talvez, seja por isso que tenho  urgência em viver.  Se durante a minha existência já sabia o queria agora mais ainda e começo a retirar as ultimas migalhas de um passado que por ora deixei fluindo. Abro a janela do meu pensamento com cheiro de cravo e canela fico espiando pra ver você chegar com um sorriso largo, escancarado, feito sol atravessando a janela só pra me abraçar,acalantar
Se um dia alguém disse que a vida não é espelho que na vida a gente sofre , chora pra aprender.  Assim como um jogo dialético do querer, desejar, amar misturando o que parece  ser fim é o começo,  e o começo é o fim. Cá estamos  de braços abertos para tudo começar e construir um amor que flui como vento e a brisa do mar. Sei que o meu coração não é meu e tenho medo, pois não estou bem certa para aonde ele vai voar, o desconhecido tem dessas coisas ao mesmo tempo em que nos instiga a curisiosidade ao êxtase do novo, nos torna pequeno diante do que pode vir a ser.
Confesso que tenho me feito feliz diante do que vejo mim em você: afinidades, risos, sarcasmo, otimismo, o viver e ser feliz por si, a música, o determinismo, a criatividade, o companheirismo, sensualidade, um jeito de ser gente no mundo e com o mundo. É com esse jogo de distancia, linhas e olhares vamos nos permitindo  ouvir o nosso coração porque ele vibra, vibra e muito... Desejo que venha! fique! mas que não demore tenho urgência por viver.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

FLoR de Liz: AmAR


                              É o meu coração quem diz: Começe o dia amando mais você!!

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Rosa e Rosas: Florescer


Ontem cremei as últimas migalhas de um passado. Vesti minha roupa de viver e sai por ai transbordando!!! florescendo!! olá vidas!! Namastê. Flor do cerrado

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

TempeRança da ALmA: ImpERmanêNciA


                                                                          Impermanência...

                                                          Considere assim este mundo transitório:

                                       como estrelas que se apagam e desaparecem ao amanhecer;

                                                         como bolhas em um rio de águas rápidas;

                                                          como gotas de orvalho evaporando na grama,

                                                            como uma vela tremeluzindo com o vento.

                                                                                                                           (Buda)

CoRes e SabOrEs: O bem viver.



Os bons ventos têm cheiro, cor, energia , som e sabor!! que entre! chegue! aprochegue e cole em mim.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

FloreScênCiA: VoCê

Se Tudo poDe sEr aSSim PorQue enTão Não FazeR AssIm: ComEcE o DiA AmaNdo MaiS VoCê.

domingo, 1 de janeiro de 2012

Que SeJA DoCe: o DoCe



Lembrei -me de Hermann Hesse, certa vez ele disse : Só me interessam os passos que tive de dar na vida para chegar a mim mesmo" ,pois é...´pois é...
 Assim como ele cheguei ao final de 2011 , fui anotando nesse caderninho: fatos, boatos, aventuras, desventuras e cá estou VIVA!! EIS ME AQUI UM VIVO!!
e abro uma nova página a espera de 2012, que seja doce!! doce!!! sem perder o fel do equilibrio. 

                                                                                                                          Namastê