TEMPEROS DA ALMA

Segundo Sartre, o poeta sente as palavras ou frases como coisas e não como sinais, a sua obra como um fim e não como meio, mas como uma arma em combate. Nietzsche , buscou na arte uma aprendizagem para Filosofia, mais ainda: uma experiência de vida em plenitude. Assim, por acreditar que há uma cumplicidade entre Arte e Filosofia que ambas são janelas através das quais podemos vislumbrar outras possibilidades para o pensar, analisar, comparar, conceituar e provocar mudança de atitude diante do que a vida tem de diferente .Além disso a Filosofia e a Arte provocam uma ação de desnudamento da ética e estética acordando palavras adormecidas, desencantando , encantando outras tantas palavras ditas e mal ditas. Mergulhada sobre a égide da minha própria existência como uma obra de arte em construção, da capacidade de ver no outro um outro de mim mesma e como alguém que usa da mística de encantar tornando mágico o existir lançando de outros olhares para Filosofar; compreender e viver melhor ! bem, essas foram as razões que me impulsionaram a criar esse espaço. Entre!! aqui é a nossa ágora. Traga o teu tempero: sal, alho, cravo,canela, cominho, mel, limão, gengibre ,colorau, cebola , camomila, gengibre, flores, cores, sabores , perfumes para Filosofar, Poetizar...Explicar o inexplicável, no explicável se perder para se achar,há em todos a loucura de cada um Ah! Vejo flores em você! Flor do Cerrado

sexta-feira, 30 de março de 2012

MeL e LiMão : CoisaS de Uma Canção

Descobri que você é a canção que eu sempre quis ouvir,
sem refrão.... com melodia que toca no fundo da minha alma sutilmente me acalma.

SaBoR e ArTe


E a vida não basta, não basta....


A Literatura,
como toda Arte,
é uma confissão
de que a vida não basta.

Fernando Pessoa

quinta-feira, 29 de março de 2012

CheiRo De ViDas


Entre!!! por aqui vou seguindo a Desordem natural das coisas...
mas, com toda delicadeza , sutileza de SER...SER FELIZ!

quarta-feira, 28 de março de 2012

DoCeDAfeTo: BeM Me QueR



Tem   que vir do coração!!! que chegue mansinho...,
 mas tudo tem que vir do coração!!!  com doce de afeto!!
quem sabe  um  dia pode dar certo...

TemPeRoS pArA ALmA


terça-feira, 27 de março de 2012

FlorEs do Mar : O meu Amor


 Escrever e escrever....nem sempre escrever significa relatar momentos ou fatos da própria vida. Escrever significa sobretudo relatar a vida humana. E, lembro aqui com muita reverência a magia que escorre pelos dedos do compositor Chico Buarque e da explosão de seus olhos de captar com muita sensibilidade a vida que se esvai...

   O meu amor

O meu amor
Tem um jeito manso que é só seu
E que me deixa louca
Quando me beija a boca
A minha pele inteira fica arrepiada

E me beija com calma e fundo
Até minha'alma se sentir beijada, ai
O meu amor
Tem um jeito manso que é só seu
Que rouba os meus sentidos
Viola os meus ouvidos
Com tantos segredos lindos e indecentes
Depois brinca comigo
Ri do meu umbigo
E me crava os dentes, ai

Eu sou  sua menina, viu?
E ele é o meu rapaz
Meu corpo é testemunha
Do bem que ele me faz

O meu amor
Tem um jeito manso que é só seu
De me deixar maluca
Quando me roça a nuca
E quase me machuca com a barba malfeita
E de pousar as coxas entre as minhas coxas
Quando ele se deita , ai

O meu amor
Tem um  jeito manso que é só seu
De me fazer rodeios
De me beijar o ventre
E me deixar em brasa
Desfruta do meu corpo
Como se o meu corpo fossa a sua casa, ai

Eu sou tua menina, viu?
E ele é o meu rapaz
Meu corpo é testemunha
Do bem que ele me faz. 
                    Chico Buarque (1977-1978)

segunda-feira, 26 de março de 2012

VioLeTaS na JaNeLa: FELICIDADE



Tem dias... que a gente fica feliz por nada ou por quase tudo...sei lá as coisas vão fluindo simplesmente.... Flor do Cerrado



domingo, 25 de março de 2012

FlOrEs e DorEs: SonHaR


Eu tenho uma espécie de dever, dever de sonhar, de sonhar sempre,
pois sendo mais do que um espetáculo de mim mesmo,
eu tenho que ter o melhor espetáculo que posso.
E, assim, me construo a ouro e sedas, em salas
supostas, invento palco, cenário para viver o meu sonho
entre luzes brandas e músicas invisíveis.

Fernando Pessoa




DoCe de SaL : Nietzsche


O HOMEM QUE MATOU DEUS...
                    POR UMA VIDA ALÉM DO HORIZONTE...

Nessas tardes de sábados em pleno sol, ele, escancarado de pernas abertas sempre em posições eróticas... Com o corpo jogado no horizonte, quente, poético,  amarelo,  belo a nos esperar para mais um dia iniciar o  pensar...  E nós cá estamos contagiados por esse  erotismo solar viajando com a magia do cinema: História e cinema. E por falar nessa viagem que muito  me encanta... Independente do tempo e do espaço. O importante da significância  do meu ser  é que trago aqui  dois momentos  dessas viagens como se fossemos descobridores de sete mares, desbravadores do pensar, os filmes: “ Crime de paixão”,” Fonte de Donzela. É a partir desses dois  filmes  com o belo fio  de Ariadne nos conduzindo aos labirintos da IDADE MÉDIA ou idade medieval , recordo de avisá-los que talvez  o importante não é a chegada mas sim a travessia.
Já fazendo a travessia com o fio de Ariadne, os dois filmes tem como teias de implicações a questão da existência de Deus, a moral cristã perpassando a vida de uma sociedade, ou seja, o jeito de se fazer política. Essa visão teocêntrica de mundo ainda ecoa na sociedade, podemos ver o que parece não ser visto ou se vê sem olhar: política e religião lado a lado. E por alguns momentos me pego a perguntar se a história é cíclica ou linear ? Silencio.
De todas as barbáries que já se fez ou ainda faz em nome de Deus, pode ser que essa seja a menos cruel: O exercício de pensar sobre isso . Na segunda metade do século XIX, enojado com sociedade na qual vivia, Friedrich Nietzsche propõe o nascimento de um novo Homem. Nietzsche não se conformava com o que o homem havia feito consigo mesmo. Afinal, ele ( o homem) já não dançava, nem ria como deveria. Tinha medo de viver, de assumir a vida, aquilo que ele via e podia sentir.
Segundo Nietzsche séries de instituições foram criadas como forma de castrar o homem e o seu instinto criativo, transformando-o num ser que não acreditava em praticamente  em nada, ou seja, um niilista. Ou se acreditasse, o pensamento estaria longe, repousando num outro mundo, invisível, no além ( Terra x Céu)  E assim não dava para continuar. Podemos entender agora porque Nietzsche foi o amante da arte, especificamente do Teatro, bem como do seu codinome de O maior desmascarador de Máscaras. Além disso das vezes que dizia que a Vida é um palco, que nós representamos a todo tempo, usamos as nossas máscaras , teatralizamos a nossa existência.
( 1844-1900) Nietzsche descobriu o culpado, ou culpados, pela “morte” do homem e resolveu decretar a morte de Deus, e junto com ela a metafísica, doutrina filosófica que postula um conhecimento essencial para além da realidade. Ou seja, o sentido do mundo, do homem, da sociedade encontra sua razão de ser em algo que a transcende, que escapa à história, á ordem incerta do mundo.
Então, diante disso, propôs uma transvaloração dos valores. “É urgente, pois, suprimir o além e voltar-se para a terra: é premente entender que eterna é esta vida tal como vivemos aqui e agora. Nisto consiste o projeto Nietzschiano de trasnvaloração de todos os valores a partir de outras bases  explica a professora titular da Universidade de São Paulo (USP) Scarlatt Marton, no livro Nietzsche, a transvolaração dos valores – ed. Moderna)
Nietzsche, ao rever os valores morais ocidentais, ataca a moral cristã classificando- a como negação da vida, para ele  o homem subirá cada vez mais alto, desde que deixar de desaguar em um Deus. Deixo aqui essa reflexão como dizia Nietzsche “ Para Além do Bem e do Mal .
Bibliografia:
Chauí. Marilena. Convite à Filosofia / Sátiro, Angélica. Iniciação ao Filosofar


sábado, 24 de março de 2012

ErvAs e AromAs: ViDas

"Estou aqui para seduzi-lo a um amor pela vida; para ajudá-lo a tornar-se um pouco mais poético; para ajudá-lo a morrer para o mundano e para o ordinário, de modo que o extraordinário exploda em sua vida."
Osho

domingo, 18 de março de 2012

Fruto do Desejo: FELICIDADE

 
 Desejo que você voe ao encontro de tudo que faz o teu coração vibrar, pois dizem que só voa quem é feito de céu, então voe...alguém também disse que a vida não é espelho, que ora ou outra se sofre, chora e sorri para aprender a viver. Que aos poucos e com essa existência vamos edificando a nossa essência. Aristóteles certa vez perguntou qual o sentido da vida?
por que estamos aqui? uma resposta simples encontrou: SER FELIZ!! todos estamos em busca disso, cada um do seu jeito, que sejamos então. Roubo uma frase de Ádelia Prado: Que me desculpe, mas tudo que quero é cair na vida....assim desse jeito com cor e tom eu vou me fazendo... e já desconfio que sei o que quero da vida. SER FELIZ! insuportávelmente feliz!! Namastê!!!

Rosas e Rosas: Bons Fluídos





 



Alargue seu coração de esperanças.
mas não deixe que ele se afogue nelas.
Se achar que precisa voltar, volte!
Se perceber que precisa seguir , siga!
Se estiver errado,
começe novamente...
Se estiver tudo certo, continue.
Se sentir saudades, mate-a.
Se perder um amor,
Não se perca...
Circunda-te de rosas,
Ama, bebe e cala...
O mais é nada..."

                          Fernando Pessoa.



O saBoR no Prato: GentilEzA



Nessa Manhã trago uma canção lindaaa pra você...
aviso: Se tocar, dance! cante! e sorria...

TemPeRos da AlmA: Ao Que Vai ChegAr!!!

terça-feira, 13 de março de 2012

EsSência do UniVerso: VAzio


A vida precisa do vazio: a lagarta dorme num vazio chamado casulo até se transformar em borboleta. A música precisa de um vazio chamado silêncio para ser ouvida. Um poema precisa do vazio da folha de papel em branco para ser escrito. E as pessoas, para serem belas e amadas, precisam ter um vazio dentro delas. A maioria acha o contrário; pensa que o bom é ser cheio. Essas são as pessoas que se acham cheias de verdades e sabedoria e falam sem parar. São umas chatas quando não são autoritárias. Bonitas são as pessoas que falam pouco e sabem escutar. A essas pessoas é fácil amar. Elas estão cheias de vazio. E é no vazio da distância que vive a saudade... Rubem Alves

JasMim EsTreLado: AMor


É assim todas as manhãs.... enquanto você não chega te invento!
mas, se isso te toca! entre!

sábado, 10 de março de 2012

FLorESdoAmAR: AMIZADE


Da amizade...
O filósofo Montaigne disse que: “ Não podemos contemplar a nós mesmos a partir de nós mesmos. Do mesmo modo que quando queremos contemplar nosso rosto fazemo-lo  olhando-nos num espelho, assim também quando queremos conhecer a nós mesmos, conhecemo-nos vendo-nos em um amigo. Porque o amigo , é um outro nós mesmos..(..)Da amizade de que falo , elas (as almas) se misturam e se confundem uma na outra, numa mistura tão inteira que apagam e não encontram mais a costuram que as juntou.                                                   

Ao SaBor Do ErOTisMO


Ao Sabor do Erotismo
Foi assim... Na voz de Octavio Paz no seu livro: Mito e sexualidade. P. 184 –  119
.(...) na história do Ocidente, o amor sempre foi poder subversivo secreto: a grande heresia medieval, o dissolvente na moralidade burguesa. (...) Nos primeiros séculos de nossa era, os gnósticos tentaram erotizar a cristandade e malograram. Hoje, assistimos a um esforço contrário: a politização do erotismo. (...) Assim, através de um processo curioso, nossa era transforma a sexualidade em ideologia. Faz do prazer uma obrigação. Puritano ao avesso. A indústria muda o erotismo em negócio e a política o transforma em opinião. (...) A sexualidade é animal: é uma função animal, ao passo que o erotismo se desenrola dentro da sociedade. Aquela pertence ao reino da biologia, este ao da cultura. Sua essência é o imaginário: o erotismo representa uma metáfora da sexualidade. O erotismo não é sexo bruto, mas sexo transfigurado pela imaginação. (...) A derradeira consequência da rebelião erótica será o desaparecimento do erotismo e daquilo que foi a sua mais sublime e revolucionária invenção: a ideia do amor. Segundo Rubem Alves, não foi á toa que Adélia Prado disse que “erótica é a alma”. Enganam-se aqueles que pensam que erótico é o corpo. O corpo só é erótico pelos mundos que andam nele. A erótica não caminha segundo as direções da carne. Ela vive nos interstícios das palavras. Não existe amor que resista um corpo vazio de fantasias. Um corpo vazio de fantasias é um instrumento mudo, do qual não sai melodia alguma. Por isso, Nietzsche disse que só existe uma pergunta a ser feita quando se pretende casar: “Continuarei a ter prazer em conversar com esta pessoa daqui a 30 anos”?      

Flor de MaiO: A pAZ


Psiu!!! entre aqui! bem devagarinho,
de mansinho e pianinho porque a paz é assim que faz...
a paz é assim que me faz..

segunda-feira, 5 de março de 2012

Sabores e Cores: Um jeito de SER



TUDO, TODOS E O TODO.
Somos feitos de barro e de fogo
e por isso somos o desejo e o amor.
Fomos feitos de terra e de água
e assim somos eternos como a vida
e somos passageiros como a flor.
Somos a luz, a sombra, o claro, a escuridão
a memária de deus, a história e a poesia.
Somos o espaço e o tempo, a casa e a janela
e a noite e o dia, e o sol e o chão.
Somos o silêncio e o som da vida.
O estudo, a lembrança e o esquecimento.
Somos o medo e o abandono.
A espera somos nós e somos a esperança.
pois não somos mais e nem menos do que o todo
e nem somos menos e nem mais que tudo.
Somos o perene e o momento, a pedra e o vento
a energia e a paz, a vida criada e o criador.
Somos o mundo que sente, e irmãos da vida
somos a aventura de ser vida e entimento
E assim em cada ave que que voa há nossa alma,
e em cada ave que morre, a nossa dor.
( o jardim de todos. Campinas. Autores Associados, 2004. p.71).

sábado, 3 de março de 2012

Gostosura da Descoberta: OLhAr


Foi assim...foi assim ...
como ver o mar ...
a primeira vez,
 que me Vi em teu olhar!!

FloRes e Dores: ExiStiR




Há dias que sinto um desejo  imensurável, delicado, alucinado... Desejo esse desejo que tira devagarinho da gente o pé do chão. Uma vontade enorme de se acasalar em um útero qualquer e lá ficar calada quieta só chupando o dedo com gosto de mel e fel, encolhendo o corpo e expandindo o pensamento e ver o barco passar deslizando quase sem vontade...
Acho que estou crescendo por dentro e mato diariamente coisas e atitudes supérfluas, e penso pior que morrer é viver, pois o ato de viver é um eterno renascer....ou não? como diria Fernando Pessoa : Para viajar , basta existir. Bons dias, vidas!!!

sexta-feira, 2 de março de 2012

Gosto de Framboesa: CompAiXão



Pegue um sorriso e doe-o a quem jamais o teve…Pegue um raio de sol e faça-o voar lá onde reina a noite…Pegue uma lágrima...e ponha no rosto de quem jamais chorou…Pegue a coragem e ponha-a no ânimo de quem não sabe lutar. Descubra a vida e narre-a a quem não sabe entende-la. Pegue a esperança e viva na sua luz. Pegue a bondade e doe-a a quem não sabe doar. Descubra o amor e faça-o conhecer o mundo. Mahatma Gandhi