Esse o subtítulo de um capitulo do livro Antropologia e Educação produzido pelos autores Gilmar Rosa e Sandra P. Tosta aqui fazem um metáfora para ilustrar como o homem era visto enquanto objeto de estudo, segundo eles como se fosse uma espécie de “cebola” que pudesse ser destacada e sob cada fina camada retirada se descobrisse um nível mais profundo do que o homem é. No nível mais profundo, reside o biológico, no mais superficial, o cultural. E ao final, a visão do homem como uma só peça da natureza antes promover uma interação com a cultura aumenta a distância entre elas, exatamente porque vê o homem um ser estratificado composto de níveis diferenciados e pouco interligados, integrados”organicamente”. Assim, na corrente iluminista seriam aprofundadas as distinções entre o sujeito e o objeto do conhecimento, a natureza e a cultura, com base no triunfo do racionalismo científico. Vejamos quais são as bases do pensamento iluminista descritas pelo autores:
1. O homem não é naturalmente depravado;
2. A boa vida na Terra pode ser não só definida mas também alcançada;
3. A razão é o instrumento supremo do homem;
4. O conhecimento libertará o homem da ignorância, da superstição e dos males sociais;
5. O universo é ordenado;
6. Essa ordem do universo pode ser descoberta pelo homem e expressa por meio de quantidade e relações matemáticas;
7. Embora haja muitas maneiras de perceber a natureza, como , por exemplo, a arte, a poesia, a música, etc.., só a ciência pode chegar à verdade, que permitirá ao dominar a natureza;
8. A observação e a experimentação são os únicos meios válidos de descobrir a ordem da natureza;
9. Os fatos da observação são independentes do observador;
10. As qualidades secundárias não são suscetíveis de medida e, por isso, não são reais.
11. Todas as coisas da Terra são para o uso do homem;
12. A ciência é neutra, livre de valores e independentes da moralidade e da ética(Schwartz apud Morais, 1988, p 40-41)
Finalmente pensar que a busca iluminista da natureza (imutável) do Homem estão sob bases falaciosas é tentar compreender a construção do processo desse longo ou curto caminho da nossa existência , bem como indagar cotidianamente quais idéias iluministas podemos tomar como verdade absoluta? Essas idéias estão presentes nos discursos da sociedade vigente?
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