A palavra existencialismo o que se escuta primeiro é existência. O sufixo indicaria tratar-se de uma doutrina. Existência, por sua vez, logo evoca sua contraparte: essência (mais adiante, veremos que essa contraposição é o princípio fundamental do existencialismo)
Historicamente a palavra essência é anterior. Essentia, forma latina, deriva do verbo esse, ser. Quando os latinos se entregavam á meditação filosófica, a pensar aquilo que é , diziam estar pensando na essência da coisa. Só muito mais tarde surgiria em latim a palavra existentia, existência, derivada de existere, que significa sair de uma casa, um domínio, um esconderijo. Mais precisamente: existência, na origem, é sinônimo de mostrar-se, exibir-se, movimento para fora. Daí, denominar-se existencialista toda filosofia que trata diretamente da existência humana. O existencialismo, conseqüentemente, é a doutrina filosófica que centra sua reflexão sobre a existência humana considerada em seu aspecto particular, individual e concreto.
Embora a denominação mais difundida, nem sempre ela é aceita como a mais correta.Mesmo entre seguidores do movimento existencialista há os que rejeitam formalmente o termo para designar sua doutrina,preferindo, alguns deles, a expressão filosofia da existência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário