TEMPEROS DA ALMA

Segundo Sartre, o poeta sente as palavras ou frases como coisas e não como sinais, a sua obra como um fim e não como meio, mas como uma arma em combate. Nietzsche , buscou na arte uma aprendizagem para Filosofia, mais ainda: uma experiência de vida em plenitude. Assim, por acreditar que há uma cumplicidade entre Arte e Filosofia que ambas são janelas através das quais podemos vislumbrar outras possibilidades para o pensar, analisar, comparar, conceituar e provocar mudança de atitude diante do que a vida tem de diferente .Além disso a Filosofia e a Arte provocam uma ação de desnudamento da ética e estética acordando palavras adormecidas, desencantando , encantando outras tantas palavras ditas e mal ditas. Mergulhada sobre a égide da minha própria existência como uma obra de arte em construção, da capacidade de ver no outro um outro de mim mesma e como alguém que usa da mística de encantar tornando mágico o existir lançando de outros olhares para Filosofar; compreender e viver melhor ! bem, essas foram as razões que me impulsionaram a criar esse espaço. Entre!! aqui é a nossa ágora. Traga o teu tempero: sal, alho, cravo,canela, cominho, mel, limão, gengibre ,colorau, cebola , camomila, gengibre, flores, cores, sabores , perfumes para Filosofar, Poetizar...Explicar o inexplicável, no explicável se perder para se achar,há em todos a loucura de cada um Ah! Vejo flores em você! Flor do Cerrado

domingo, 4 de setembro de 2011

ChEiRos , SaBoreS, CorES da LUZ!!!

UM DIA DE LUZ!!!


Hoje não sei por que meus olhos acordaram pensando, da minha boca escorria um singelo sorriso de pleno gozo e satisfação. Percebi que dos meus dedos pingavam tintas que dançavam sobre o papel e algo arrebatava minha alma. Senti que era uma faísca divina que está acima de mim e dentro de mim. Venho a tempos passeando, viajando, a procura de um objeto perdido por curiosidade ou inconstância de “ser vivente” que sai à procura de algo que talvez ainda não exista ou já exista. Vejo-me entre terra, água, ar, fogo como os gregos lembra? Fico feliz de rememorar esse sentimento de pertencimento a esse universo que tudo move, comove e embriagada pelos teus cheiros, sabores, cores que refrigeram a minha existência, vislumbro um leve alento de poder dizer eis me aqui UM VIVO!

Olho pelo retrovisor do carro já na Avenida São Luis em Cáceres avisto um belo por do sol, lindooo de doer os olhos! poético. Imediatamente remeto-me até a ele, essa luz! Esse raio de luz! Amarelo, vermelho, laranja, acinzentado, matizado, prateado, prateando as águas do rio Paraguai. Ele sem jeito vem adentrando em mim, digo sem jeito porque ele não tinha essas vestes antes, hoje para nos abraçarmos tenho que usar protetor solar contra e a favor dele isso é cômico e trágico, a ponto de um sorriso em lágrimas rolar em minha face. Recordei das sábias palavras de um cacique de certa etnia de longe de muito longe que em determinado momento disse: Tudo que o homem faz contra a terra, faz contra ele mesmo, ou seja, essa é a lei da causa e do efeito, a lei cósmica, do dito popular “aqui se faz e aqui se paga”, que serve para todos os seres viventes que estão nesse universo, especificamente ao Humano.

Quando fazemos, desejamos o mal para as pessoas ou contra a natureza o próprio universo conspira, movimenta trazendo o efeito em nossas vidas seja no amor, família, financeiro, na convivência social. É espantoso quando de repente muitas pessoas ainda se pegam a perguntar por que isso acontece? Porque isso acontece só com a minha família? Procuramos respostas e não a encontramos, porque sempre procuramos fora de nós, a resposta sempre esteve e estará dentro de nós. É humano extremamente humano ou deveria ser jamais esquecermos que somos caminhantes nesse universo nada nos pertencem, portanto, tudo deveria ser compartilhado e cuidado para que a vida se faça sempre em abundância.

A natureza é perfeita, tem o teu próprio ritmo, tempo, tudo nela acontece como tem que acontecer cedo ou tarde, infelizmente por intervenção do homem o percurso da natureza é desviado, mudado, corrompido. Gostaria muito que o meu sorriso em lagrimas torna-se um dia em lágrimas de sorriso, sei que na sociedade tudo é uma construção e se queremos mudar é preciso começar por cada um é do individual para o coletivo, não há outro jeito de acontecer se não através desse sentimento de pertencimento de saber cuidar, precisamos reaapreender a cuidar, cuidar de nós, da família, dos amigos, das crianças, da nossa casa, do nosso planeta. Agradeço , a essa faísca divina, por permitir-me ser fonte de luz, ponte luz, te convido a brilhar comigo e que juntos possamos ter um brilho tão intenso a ponto de contagiarmos outras pessoas, brilhar sozinho ou sozinha não é brilho, é escuridão. Aprenda a cuidar de ti e de todos seres viventes que estão ao teu redor


Nenhum comentário:

Postar um comentário