TEMPEROS DA ALMA

Segundo Sartre, o poeta sente as palavras ou frases como coisas e não como sinais, a sua obra como um fim e não como meio, mas como uma arma em combate. Nietzsche , buscou na arte uma aprendizagem para Filosofia, mais ainda: uma experiência de vida em plenitude. Assim, por acreditar que há uma cumplicidade entre Arte e Filosofia que ambas são janelas através das quais podemos vislumbrar outras possibilidades para o pensar, analisar, comparar, conceituar e provocar mudança de atitude diante do que a vida tem de diferente .Além disso a Filosofia e a Arte provocam uma ação de desnudamento da ética e estética acordando palavras adormecidas, desencantando , encantando outras tantas palavras ditas e mal ditas. Mergulhada sobre a égide da minha própria existência como uma obra de arte em construção, da capacidade de ver no outro um outro de mim mesma e como alguém que usa da mística de encantar tornando mágico o existir lançando de outros olhares para Filosofar; compreender e viver melhor ! bem, essas foram as razões que me impulsionaram a criar esse espaço. Entre!! aqui é a nossa ágora. Traga o teu tempero: sal, alho, cravo,canela, cominho, mel, limão, gengibre ,colorau, cebola , camomila, gengibre, flores, cores, sabores , perfumes para Filosofar, Poetizar...Explicar o inexplicável, no explicável se perder para se achar,há em todos a loucura de cada um Ah! Vejo flores em você! Flor do Cerrado

domingo, 29 de agosto de 2010

DoCe e AmArga LiBerDadE ! IcaRo e FerNão CaPeLo GaiVoTa

Um dos fílósofos de nosso tempo, o que mais se dedicou a pensar a liberdadade foi o Francês Jean -Paul Sartre, para ele a liberdade é o próprio fundamento do ser  do homem. Ela está na raiz de seu comportamento, porque sempre temos que escolher Quem não se lembra da história de Fernão Capelo Gaivota? tudo que ele queria era voar  no sentido metáforico, ser livre, romper,o que aconteceu com ele?
e mais distante ainda lá na Grécia, qual era o sonho de Icaro? voar, voar, voar, subir, subir... Sempre a filosofia e a arte estão próximas, filosofia enquanto ferramenta do pensar pode nos auxiliar a entender melhor a liberdade e arte remexe nossas emocões, sentimentos essencialmente humano. A filosofia nos leva a refletir a questão da liberdade com várias cores, nuances e sabores como: Liberdade e determinismo, será que somos realmente livres? existe destino? Liberdade e escolha:  Será que podemos escolher tudo que queremos? será que posso escolher "mais ou menos" ? Liberdade e situação: o que é liberdade? liberdade é escolha? Liberdade e responsabilidade: Somos responsáveis por aquilo que escolhemos? Liberdade e sociedade: a minha escolha interfere na vida do outro? sou livre sozinho? é por essas e outras questões que Sartre afirma que é quando escolho que me torno humano,e escolho não apenas a mim, mas a toda a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário