TEMPEROS DA ALMA

Segundo Sartre, o poeta sente as palavras ou frases como coisas e não como sinais, a sua obra como um fim e não como meio, mas como uma arma em combate. Nietzsche , buscou na arte uma aprendizagem para Filosofia, mais ainda: uma experiência de vida em plenitude. Assim, por acreditar que há uma cumplicidade entre Arte e Filosofia que ambas são janelas através das quais podemos vislumbrar outras possibilidades para o pensar, analisar, comparar, conceituar e provocar mudança de atitude diante do que a vida tem de diferente .Além disso a Filosofia e a Arte provocam uma ação de desnudamento da ética e estética acordando palavras adormecidas, desencantando , encantando outras tantas palavras ditas e mal ditas. Mergulhada sobre a égide da minha própria existência como uma obra de arte em construção, da capacidade de ver no outro um outro de mim mesma e como alguém que usa da mística de encantar tornando mágico o existir lançando de outros olhares para Filosofar; compreender e viver melhor ! bem, essas foram as razões que me impulsionaram a criar esse espaço. Entre!! aqui é a nossa ágora. Traga o teu tempero: sal, alho, cravo,canela, cominho, mel, limão, gengibre ,colorau, cebola , camomila, gengibre, flores, cores, sabores , perfumes para Filosofar, Poetizar...Explicar o inexplicável, no explicável se perder para se achar,há em todos a loucura de cada um Ah! Vejo flores em você! Flor do Cerrado

terça-feira, 22 de março de 2011

O saBor do CarAmELo: A LEITURA

                                                       O MONSTRO MÁGICO


Todos os dias quando abrimos os olhos a vida se coloca à nossa frente, sem querer ou querendo começamos a tecer a nossa história. Sou eu quem a faço ou ela quem me faz? Não importa, o que importa é que vamos formando um enorme tapete. Tecendo aqui, tecendo lá.  Há dia sem cor , matizado, harmônico e há dia desequilibrado e assim vamos prosseguindo ! É a nossa história que se entrelaçam .
Assim, como se fosse um tapete vamos formando um repertório de histórias, então, se somos crianças queremos brinquedos, os bichos, outras crianças, guloseimas, fantasia, sorriso. E, quando jovem, queremos aventuras, desafios, ato heróico. Somos adultos, queremos tudo, mas parece que não podemos mais. Ah! chegamos a velhice queremos tudo de novo, de novo... e o tempo passou......
 Abra Cadabra! o príncipe virou sapo!  existem muitas maneiras de se chegar ao mundo,bem como, algumas maneiras de conhecer o mundo. Mas, não há como escapar. O mundo é uma grande história que se lê do amanhecer ao anoitecer. De olhos abertos, fechados, podemos perceber que cada um de nós fazemos parte desse grande livro.
Às vezes nos colocamos na história como personagem principal, às vezes como aquele personagem nem tão principal, mas que está sempre ao lado do “mocinho” que orgulhoso ficamos! Pois, é o nosso amigo inseparável ou quem sabe não era aquela princesa que na aula de matemática ficou sonhando com o príncipe que vai chegar qualquer dia para salva-la das garras da rotina.
Por outro lado, o melhor mesmo é ser bicho solto, bicho da goiaba, bicho de pé e sair por ai com comportamento humano, ou quem sabe apenas alguém que observa e sai vagando dando sentido ás coisas.
E,por falar em dar sentido as coisas esse exercício de juntar pedaços para construir o conhecimento do mundo, decifrando ,lendo , dialogando, duvidando, entendendo o outro é o que se chama leitura. Este monstro mágico que contagia, enfeitiça,encanta,  nos aproxima, nos distancia e depois nos aproxima novamente do mundo..
A palavra é sempre mágica nos transforma com som que produz, não somos o mesmo quando terminamos de ler um bom livro. Ler é sempre garantir mudança. Quando ouvimos era uma vez.....e foram felizes para sempre....,tudo termina aqui no papel , mas continua pela vida a fora.
Conto pra você, sendo criança, jovem, adolescente, adulto ou idoso, que Ler é um jeito de compreender o mundo e o outro. É dar significados, é atribuir sentidos a tudo que nos cerca. Ler  histórias, poesias para crianças, sempre, sempre... é poder sorrir, rir, gargalhar feito bicho solto com as situações vividas pelas personagens. É, também suscitar o imaginário, é ter curiosidade respondida em relação a tantas perguntas, é encontrar outras idéias para solucionar questões ou não.
É lendo que se abrem as possibilidades de descobrir o mundo imenso dos conflitos, impasses, das soluções que todos vivemos e atravessamos de um jeito ou de outro.
É pelas magias das histórias, poesias que se podem sentir, emoções importantes, como a tristeza, a raiva, a irritação, o bem-estar, o medo, a alegria, o pavor, a insegurança, a tranqüilidade. A leitura é lazer, é divertimento, mas é também oportunidade para as crianças desenvolverem no sentido ético, estético e de formação.
É através das histórias, poesias, contos, lendas, crônicas que a criança projeta o seu próprio mundo,e ao representá-lo encontra maneiras de expressar o que sente, o que cria. Então, é possível crer que : “ A leitura do mundo prescede a leitura da palavra” Paulo Freire.
Era uma vez uma menino com o nome de Rubem Alves com olhar e o jeito de mocinho que fala como maritaca através dos livros que publicou e publica ,diz que ler pode ser fonte de alegria e de prazer. Ele é muito gozado, fala que ler é igual comer, tem cada uma. Veja só, há pratos refinados, que começam por dar prazer ao corpo e terminam por dar alegria à alma. E há gororoba, malcozida, empelotada, salgadas, engorduradas, que além de produzir vômito e diarréia no corpo produzem pertubações semelhantes na alma. Segundo ele assim também são os livros, e aconselha a sermos uns leitores cuidadosos antes de se entregar à leitura. Já havia pensado sobre isso?
E, pintando o sete, Rubem Alves como num passo de mágica murmura que “ler sem gostar é prova de doidice”, para ler é preciso fazer “parar o mundo”.Se o mundo que me é próprio não for “desligado”,não poderei entrar no mundo que se encontra no livro. Abro o livro. Desligo meu mundo. Começo a leitura. Entro no mundo que não é meu: é de outro.
Como entramos no mundo do outro? Desde a capa até o título. É, ler as imagens dentro e fora .Descobrir outra dimensão da palavra. Ler jornal, porque informa; ler quadrinhos porque diverte; ler poesia porque aponta sentido do belo;ler placas,sinais, bulas de remédios, porque nos orientam;ler filme porque é bom mesmo e tem movimento e tem cor, humor,romantismo e lugares desconhecidos e gente tão diferente. Ler uma música, porque tem movimento, som, dá paz.
E, ler um bom livro porque podemos voltar quantas vezes quisermos ler de novo, e sublinhar aquela frase marcante, e discutir com os amigos, e carregar para todo lugar, e ficar pensando, aumentando transferindo, criando, juntando.
Perceberam o quanto é importante a leitura na nossa vida? Aos poucos, estamos construindo o nosso mundo e conhecendo o mundo do outro, através desse monstro mágico chamada ” Leitura”



Nenhum comentário:

Postar um comentário