TEMPEROS DA ALMA

Segundo Sartre, o poeta sente as palavras ou frases como coisas e não como sinais, a sua obra como um fim e não como meio, mas como uma arma em combate. Nietzsche , buscou na arte uma aprendizagem para Filosofia, mais ainda: uma experiência de vida em plenitude. Assim, por acreditar que há uma cumplicidade entre Arte e Filosofia que ambas são janelas através das quais podemos vislumbrar outras possibilidades para o pensar, analisar, comparar, conceituar e provocar mudança de atitude diante do que a vida tem de diferente .Além disso a Filosofia e a Arte provocam uma ação de desnudamento da ética e estética acordando palavras adormecidas, desencantando , encantando outras tantas palavras ditas e mal ditas. Mergulhada sobre a égide da minha própria existência como uma obra de arte em construção, da capacidade de ver no outro um outro de mim mesma e como alguém que usa da mística de encantar tornando mágico o existir lançando de outros olhares para Filosofar; compreender e viver melhor ! bem, essas foram as razões que me impulsionaram a criar esse espaço. Entre!! aqui é a nossa ágora. Traga o teu tempero: sal, alho, cravo,canela, cominho, mel, limão, gengibre ,colorau, cebola , camomila, gengibre, flores, cores, sabores , perfumes para Filosofar, Poetizar...Explicar o inexplicável, no explicável se perder para se achar,há em todos a loucura de cada um Ah! Vejo flores em você! Flor do Cerrado

sábado, 12 de fevereiro de 2011

PaRa FiLoSoFaR : EnErgIA e ArOmA

CaMoMiLa
Sabiam que as emoções podem se expressar pelo cheiro ? pois é: Cães e cavalos são receptivos ao cheiro do medo humano. A memória e o cheiro estão intimamente ligados, visto que muitas pessoas lembram de ter encontrado um cheiro na infância que instantaneamente as leva de volta ao passado. Existe uma magia e poder dos cheiros e seu uso no fortalecimento da receptividade , bem como na transmissão de informações sobre pessoas e ambientes. Embora o cheiro possa ser útil para intensificar os sentidos ou ajudar a transmitir informações, também pode desativar completamente essas capacidades. As antigas tradições religiosas reconheceram o poder do aroma e manipularam ervas e plantas com objetivos especiais. Insiro aqui, uma relação das quatro mais conhecidas. Ao experimentá-las, cuidado com a quantidade: menos é mais

AROMAS SAGRADOS

SáLVia é utilizada, na tradição indígena norte-americana, para limpar ambientes. Os romanos a chamavam de herba sacra (erva sacrada). Eles acreditavam que ela fortalece os sentidos e a memória.



sálvia


CamoMiLA Romana era utilizada por egípcios antigos e mouros com fins místicos. Para os saxões que a chamavam de “maitena” era uma das nove ervas sagradas.

ALeCrIm foi das primeiras plantas utilizadas com fins místicos. Era considerada sagrada em muitas civilizações. Galhos eram queimadas em santuários da Grécia antiga. Na Idade Média, era utilizada para afastar maus espíritos.


LaVaNdA é apreciada em muitas tribos como um tônico. De particular relevância aqui, acredita-se que ela atue como tônico e estimulante nervoso.


Lavanda


Nenhum comentário:

Postar um comentário