TEMPEROS DA ALMA

Segundo Sartre, o poeta sente as palavras ou frases como coisas e não como sinais, a sua obra como um fim e não como meio, mas como uma arma em combate. Nietzsche , buscou na arte uma aprendizagem para Filosofia, mais ainda: uma experiência de vida em plenitude. Assim, por acreditar que há uma cumplicidade entre Arte e Filosofia que ambas são janelas através das quais podemos vislumbrar outras possibilidades para o pensar, analisar, comparar, conceituar e provocar mudança de atitude diante do que a vida tem de diferente .Além disso a Filosofia e a Arte provocam uma ação de desnudamento da ética e estética acordando palavras adormecidas, desencantando , encantando outras tantas palavras ditas e mal ditas. Mergulhada sobre a égide da minha própria existência como uma obra de arte em construção, da capacidade de ver no outro um outro de mim mesma e como alguém que usa da mística de encantar tornando mágico o existir lançando de outros olhares para Filosofar; compreender e viver melhor ! bem, essas foram as razões que me impulsionaram a criar esse espaço. Entre!! aqui é a nossa ágora. Traga o teu tempero: sal, alho, cravo,canela, cominho, mel, limão, gengibre ,colorau, cebola , camomila, gengibre, flores, cores, sabores , perfumes para Filosofar, Poetizar...Explicar o inexplicável, no explicável se perder para se achar,há em todos a loucura de cada um Ah! Vejo flores em você! Flor do Cerrado

sexta-feira, 22 de abril de 2011

AroMa dE FRutAS, FoLhAS, FLoReS SecAS: ViStA CaNsADA

O Filósofo Mearleu Ponty certa vez disse que “Filosofia é reaprender ver o mundo” bom seria se todos experimentassem esse exercício a cada manhã, quem sabe a vida teria mais sentido e vislumbrasse o sabor do bem viver. Dizem que as crianças, os poetas, os filósofos enxergam o mundo de um modo diferente, pois são seres curiosos, se espantam com a realidade que vive, tira do banal o que parece ser banal, tem o olhar perplexo. Otto Lara Resende, escreveu uma crônica com o seguinte título: Vista Cansada , relata que é preciso olhar o mundo como se fosse a primeira vez se opondo a um outro escritor americano que achava que se devia olhar as coisas como se fosse pela última vez. Veja só o que aconteceu com esse escritor americano que Otto Lara toma como objeto de reflexão para que possamos reaprender ver o mundo como propunha Mearleu Ponty . O que será que acontece conosco que diante do mundo não nos espantamos mais? Com o tempo o nosso olhar se torna uma vista cansada? O que é ter uma vista cansada? Como reaprender ver o mundo?

                                                               VISTA CANSADA

                                                                              Otto Lara Rezende

Acho que foi o Hemingway quem disse que olhava cada coisa á sua volta como se viesse pela última vez. Pela última ou pela primeira vez? Pela primeira vez foi o outro escrito quem disse. Essa idéia de olhar pela última vez tem alto de deprimente. Olhar de despedida, de quem não crê que a vida continua, não admira que o Hemingway tenha acabado como acabou. Fugiu enquanto pôde do desespero que o roia – e daquele tiro brutal.

Se eu morrer, morre comigo um certo modo de ver, disse o poeta. Um poeta é só isto: um certo modo de ver. O diabo é que, de tanto ver, a gente banaliza o olhar. Vê não-vendo. Experimente ver pela primeira vez o que você vê todo dia, sem ver. Parece fácil, mas não é. O que nos cerca, o que nos é familiar, já não desperta curiosidade. O campo visual da nossa rotina é como um vazio.

Você sai todo dia, por exemplo, pela mesma porta. Se alguém lhe pergunta o que é o que você vê no caminho, você não sabe. De tanto ver, você não vê. Sei de um profissional que passou 32 anos a fio pelo mesmo hall do prédio do seu escritório. Lá estava sempre, pontualíssimo, o mesmo ponteiro. Dava-lhe bom- dia e ás vezes lhe passava um recado ou uma correspondência. Um dia o porteiro cometeu a descortesia de falecer.

Como era ele? Sua cara? Sua voz? Como se vestia? Não fazia a mínima idéia. Em 32 anos, nunca viu. Para ser notado, o porteiro teve que morrer. Se um dia no seu lugar estivesse uma girafa, cumprindo o rito, pode ser também que ninguém desse por ausência. O hábito suja os olhos e lhes baixa a voltagem. Mas há sempre o que ver. Gente , coisas, bichos. E vemos? Não, não vemos.

Uma criança vê o que o adulto não vê. Tem olhos atentos e limpos para o espetáculo do mundo. O poeta é capaz de ver pela primeira vez o que, de fato, ninguém vê. Há pai que nunca viu o próprio filho. Marido que nunca viu a própria mulher, isto existe às pampas. Nossos olhos se gastam do dia-a-dia, opacos. É por ai que se instala no coração o monstro da indiferença.



Nenhum comentário:

Postar um comentário