TEMPEROS DA ALMA

Segundo Sartre, o poeta sente as palavras ou frases como coisas e não como sinais, a sua obra como um fim e não como meio, mas como uma arma em combate. Nietzsche , buscou na arte uma aprendizagem para Filosofia, mais ainda: uma experiência de vida em plenitude. Assim, por acreditar que há uma cumplicidade entre Arte e Filosofia que ambas são janelas através das quais podemos vislumbrar outras possibilidades para o pensar, analisar, comparar, conceituar e provocar mudança de atitude diante do que a vida tem de diferente .Além disso a Filosofia e a Arte provocam uma ação de desnudamento da ética e estética acordando palavras adormecidas, desencantando , encantando outras tantas palavras ditas e mal ditas. Mergulhada sobre a égide da minha própria existência como uma obra de arte em construção, da capacidade de ver no outro um outro de mim mesma e como alguém que usa da mística de encantar tornando mágico o existir lançando de outros olhares para Filosofar; compreender e viver melhor ! bem, essas foram as razões que me impulsionaram a criar esse espaço. Entre!! aqui é a nossa ágora. Traga o teu tempero: sal, alho, cravo,canela, cominho, mel, limão, gengibre ,colorau, cebola , camomila, gengibre, flores, cores, sabores , perfumes para Filosofar, Poetizar...Explicar o inexplicável, no explicável se perder para se achar,há em todos a loucura de cada um Ah! Vejo flores em você! Flor do Cerrado

terça-feira, 8 de novembro de 2011

TeMpeRanÇa De FeL nesse DocE: PáTria AmadA


EDUCAÇÃO É UM ATO POLÍTICO.


No tempo das incertezas: VERDE E AMARELO, AZUL E BRANCO!


Constantemente somos bombardeados via mídia demonstrando a vida como ela é, ou melhor, como ela tem sido construída, “reinventada” “mascarada” essencialmente da grande maioria da população excluída, essa com certeza não tem noção do que seja “PÁTRIA”. Talvez, seja até melhor não saber, pois os que sabem pouco fazem para ressignificá-la. A palavra Pátria vem (do latím "patris", terra paterna) indica a terra natal ou adotiva de um ser humano, que se sente ligado por vínculos afetivos, culturais, valores e história. O primeiro registro histórico da palavra "Pátria" tem a ver com o conceito de país do italiano paese, por sua vez originário do latim pagus, aldeia. Significa o sítio onde se vive, o local, ambiente ou espaço geográfico onde se insere a nossa vida.  Da mesma raiz, temos também a palavra paisagem. Se durante o regime militar o conceito de “patriotismo” e “pátria’ forá subvertido então,recorro ao despojado mundo da arte que faz uso do trágico e do belo indagando: Brasil mostra a tua cara quero ver quem paga pra gente ficar assim? Ideologia eu quero voltar a viver....eh!eh! vida de gado povo marcado, mas povo feliz...! A revolução não é a tomada de poder., sangrenta, talvez,seja transformaçao radical das pessoas e das estruturas,e não se esgota num instante, não se faz num momento mágico, nem por decreto, nem por sublevação, a revolução se constrói cotidianamente, em todos os espaços e tempos, onde valores de solidariedade possem ser cultivados. Onde a competição, o individualismo, o egoísmo, o autoritarismo e tudo que destrói a possibilidade de vida, possam ser combatidas” Paulo Freire”. A instituição chamada ‘ESCOLA PÚBLICA” é arena, palco de grandes heróis,de polissemias, contradições, aqui faço um diálago com o pensador Paulo Freire: “educação é um ato político” somos e temos que exercer o papel de educador social, fundada no díalogo, na problematização, no desvelamento da realidade, fazer da educação, uma prática social transformadora da realidade e, portanto, revolucionária.

Um mundo melhor é possível? Utópico? Mas, o que seria da vida se não fossem as utopias?somos vendedores de esperança enquanto educadores. Sabe-se que a origem histórica da escola, na antiguidade clásissica, era o lugar do “ócio” – aprendizado das artes do mando – para filhos da classe dominante e que, no sistema capitalista se fez para ser transformadora de mão-de-obra. A escola poderia se constituir no espaço de compreensão da vida, do funcionamento da sociedade e da apreensão e troca de todos os saberes práticos e teóricos necessários a uma vida humana digna. Como se estabeleceria a relação entre educação e trabalho ou entre trabalho e formação humana, numa sociedade onde a exploração, a opressão e todas as formas de discriminação tivessem sido banidas? Nesse mundo de incertezas os desencontros são muitos, a vida se esvai como um passo de mágica e VIVA A PÁTRIA AMADA! VIVA MADRASTA AMADA E IDOLÁTRADA!

Um comentário:

  1. "somos e temos que exercer o papel de educador social, fundada no díalogo, na problematização, no desvelamento da realidade, fazer da educação, uma prática social transformadora da realidade e, portanto, revolucionária".Ser educador social muitas das vezes pode ser incertos pois tudo depende um grande e interese dos governates, pois falar da sociedade é muitos facil agoar viver como muitos brasileiros vivem que é dificil, neste Pais que poucos ganhar muitos e muitos ganhan puocos, educação para todos frses muito bonita mas dificil de se preserverar em nosso meio pois somos com rompido pela bruta inguinorancoia dos nosso desejos. Dizer da qua nossa creinaças são o futuro do nosso brasil é muito mas do que otopias pois como se na mesa de grande maioria falta o arroz, feijão a verdura a carne e até memso o proprio peixe que agora não pode se pergarmas pq temos s atal piracemas. com esta terra chamada mae conhecida como patria amada Brsil, que Brasil é esse, que gente é essa. "lulu santos".

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