TEMPEROS DA ALMA

Segundo Sartre, o poeta sente as palavras ou frases como coisas e não como sinais, a sua obra como um fim e não como meio, mas como uma arma em combate. Nietzsche , buscou na arte uma aprendizagem para Filosofia, mais ainda: uma experiência de vida em plenitude. Assim, por acreditar que há uma cumplicidade entre Arte e Filosofia que ambas são janelas através das quais podemos vislumbrar outras possibilidades para o pensar, analisar, comparar, conceituar e provocar mudança de atitude diante do que a vida tem de diferente .Além disso a Filosofia e a Arte provocam uma ação de desnudamento da ética e estética acordando palavras adormecidas, desencantando , encantando outras tantas palavras ditas e mal ditas. Mergulhada sobre a égide da minha própria existência como uma obra de arte em construção, da capacidade de ver no outro um outro de mim mesma e como alguém que usa da mística de encantar tornando mágico o existir lançando de outros olhares para Filosofar; compreender e viver melhor ! bem, essas foram as razões que me impulsionaram a criar esse espaço. Entre!! aqui é a nossa ágora. Traga o teu tempero: sal, alho, cravo,canela, cominho, mel, limão, gengibre ,colorau, cebola , camomila, gengibre, flores, cores, sabores , perfumes para Filosofar, Poetizar...Explicar o inexplicável, no explicável se perder para se achar,há em todos a loucura de cada um Ah! Vejo flores em você! Flor do Cerrado

domingo, 23 de janeiro de 2011

MeL coM LiMãO e GeNGiBrE: A cOR do SoM

A música é uma das mais antigas e valiosas formas de expressão da humanidade e está sempre presente na vida das pessoas. Antes de Cristo, na Índia, China, Egito e Grécia já existia uma tradição musical. Na antiguidade, filósofos gregos consideravam a música como “uma dádiva divina para o homem”. Platão disse uma vez que a música é “um instrumento musical educacional mais potente do que qualquer outro”. Agora os cientistas sabem por quê. A música, eles acreditam , treina o cérebro para formas superiores de raciocínio.
e pode alterar e liberar partes reprimidas inscritas em nosso corpo. O ser traz consigo as marcas de sua história, em forma de movimento. Ao longo da história a música esteve presente e influenciou as sociedades. Tão antiga quanto o homem, a Música Primitiva era usada para exteriorização de alegria, prazer, amor, dor, religiosidade e os anseios da alma. Darwin “declarou que a fala humana não antecedeu a música, mas derivou dela”. Além de alegrar, unir emitir mensagens e valores disciplinar e socializar, a música contribui na formação do ser humano favorecendo o desenvolvimento integral bem como o equilíbrio emocional e social ajuda  afinar a sensibilidade , aumenta a capacidade de concentração, desenvolve o raciocínio lógico-matemático e a memória, além de ser forte desencadeador de emoções.

Cada ser humano que descobre sua voz fica mais seguro de si e com a auto-estima elevada. Fazer música, principalmente em grupo, no coletivo, traz a noção da importância da ordem e da disciplina, da organização, do respeito ao outro e a si mesmo. Então, vamos soltar a voz!! ouvir, tocar, cantar belas e boas músicas, pois como já dizia o velho e popular ditado: Quem canta seus males espanta!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário